A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Homenagem às Mães do Passado





Sábado!




Sábado é dia... de arrumações e limpezas... pelo menos para quem trabalha a semana toda...
Para quem não trabalha, vai fazendo um pouco de arrumações e limpezas em cada dia...
Isto lembra-me a minha mãe, doméstica de profissão, à qual a História e Sociedade NUNCA deu valor ou reconheceu o mérito e para a qual nunca houve regalias...Era trabalho das mulheres limpar a casa, fazer as refeições, cuidar da roupa, ir às compras com orçamentos reduzidos, fazer milagres com a verba atribuída para a manutenção da casa, tratar dos filhos e do marido e...visto como OBRIGAÇÃO sem pagamento ou direitos!
As nossas mães domésticas eram os MELHORES MINISTROS DAS FINANÇAS E DA ECONOMIA DO MUNDO! E, quando em alguns meses a verba era "curta", não havia orçamentos rectificativos nem injecções de capitais!Havia sim, redução das despesas!
Mas falando da minha mãe...
Ela tinha um dia da semana para cada tarefa:
Segunda-feira - lavagem de roupa!
E dizia com muita graça que, quem não lavava à segunda-feira, preguiçava na terça-feira!
Terça-feira - dia de ir às compras para a semana
Quarta-feira - dia de passar a ferro
Quinta-feira - começavam as limpezas... e a primeira divisão era a sala!... Uma limpeza quase anual... daquelas que faz arrastar os móveis, varrer, lavar e, em algumas casa que tivemos, encerar.
Sexta-feira - continuação da limpeza... desta vez era o corredor, a casa de banho e o jardim/quintal... o que hoje pomposamente se chamam "áreas de serviço"!
Sábado - e a limpeza continua... desta vez e para terminar, os quartos...com tudo o que implica essa arrumação... mudavam-se os lençóis, sacudiam-se as cobertas e tapetes, passava-se óleo nos móveis, varria-se, lavava-se... enfim...o dia todo!
Domingo - dia de descanso, preparando o trabalho da semana seguinte... planeava-se o orçamento, calculavam-se as quantidades, organizava-se o menu da semana...
Esta Escala de Serviço não impedia que todos os dias se fizessem tarefas essenciais à sobrevivência da família, como cozinhar, lavar a loiça, manter a cozinha limpa e arrumada e retirar o lixo para os contentores...
Se virmos bem, a minha mãe trabalhava mais numa semana que o meu pai num mês! Mas era o meu pai que recebia ordenado e tinha regalias laborais...como férias e reforma!
A minha mãe, nunca teve direito à reforma... teria quando muito um subsídio de sobrevivência por óbito do meu pai!... Nunca teve direito a férias... dizia ela que apenas teve férias 5 vezes na vida... as 5 viagens de barco que fez a caminho ou de regresso de Angola!
E era uma trabalhadora que... nunca fez greve, nunca contestou as condições de trabalho e nunca se ausentou do serviço (nem quando estava doente)!

Deixo aqui este LOUVOR a TODAS AS MULHERES DOMÉSTICAS QUE VIVERAM A SUA VIDA EM PROL DOS FILHOS E DOS MARIDOS!

Sem comentários: