A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher!



Dia Internacional da Mulher!


É hoje!

O dia escolhido para homenagear a Mulher!

Daí a minha pergunta: Só um dia?

E porque não todos os dias do ano para se homenagear a Mulher... a Criança... o Homem...?

Mas isso é a minha opinião!

Voltando ao tema da "conversa"...

Afinal... que seria do Mundo sem... as mulheres?

Na História da Humanidade, elas sempre tiveram mais tarefas que os homens...

Pré-História:

Homem - caçador e guerreiro!

Mulher - recolectora, agricultora, organizadora da comunidade, criadora dos filhos, guardadora do Lar (fogo), etc...etc.


Antiguidade:

Homem - Guerreiro, mareante e governante (também assumia algumas tarefas de agricultura e pastoreio, dependendo do seu status social)

Mulher - Protectora do Lar, criadora dos filhos, organizadora da vida doméstica (a maior parte das vezes, escrava do Homem, que tinha sobre ela o poder de Vida ou Morte)

Nota: Foi talvez neste período da História, que em alguns Povos a Mulher foi vista com maior deferência, pois competia às mulheres o cargo de Sacerdotizas e o respeito que esse cargo trazia!


Idade Média:

Xiii!!!

Aqui a Sociedade estragou tudo!

A Mulher era vista como "parceira" do demónio, afastada dos pontos de decisão, do sacerdócio, do poder sobre a educação dos filhos, da Educação e Instrução...mas continuou com as tarefas indispensáveis à Vida e que o Homem decidiu não querer fazer porque...eram tarefas de Mulheres!


Idade Moderna:

Aparecem algumas (poucas) heroínas a querer mudar o Status social... a História apresenta-as como "loucas"... "visionárias"... quase "anormais"... e a maioria pagou com a vida o seu atrevimento!


Idade Contemporânea!

Por necessidade, o Homem decidou deixar alguma "abertura" na Instrução e Educação da Mulher... podem estudar... podem manifestar a sua opinião... podem aspirar a alguma liberdade... mas ainda houve vítimas por estes direitos...

Já foi na minha geração que, pela 1ª vez neste país, as mulheres tiveram direito a...voto!

E Hoje?

Hoje já temos as Universidades repletas de Mulheres, mostrando que em termos de inteligência e Capacidades são, muitas vezes, melhores que os Homens... as percentagens da frequência em Cursos Superiores de Mulheres é superior à dos Homens...Também encontramos Mulheres em pontos de decisão, como empresárias...directoras de serviços, médicas, advogadas, juízas, embaixatrizes, Presidentes (poucas), Primeiras-Ministras (poucas), matemáticas... até no Serviço militar elas mostram ser tão capazes como os Homens!


Mas se as mulheres podem subtituir os Homens nas tarefas consideradas masculinas (não sei quem foi o idiota que escolheu essas tarefas), a verdade é que os Homens não querem substituir as mulheres nas tarefas femininas...Porquê?

Eles podem até dizer que ...fazem!

Há Homens que limpam a casa (poucas vezes), que lavam roupa (na máquina), que tratam dos filhos (tempo limitado que o "pestinha" chateia) fazem refeições (isso é o que mais gostam, apelidando-se de Cheff), lavam a loiça (sempre resmungando)... e dizem não precisar de mulheres para esse serviço!

Mas a verdade é que a maioria...contrata uma mulher-a-dias para fazer esse serviço...ou então...vai comer a restaurantes (não quem que fazer a refeição, nem pôr a mesa, nem lavar a loiça), utiliza os serviços da lavandaria (não tem de meter a roupa na máquina nem tem, depois, que passá-la)... e se tem filhos, arranja uma ama... ou entrega-os a familiares... ou coloca-os em Colégios, dizendo que é o melhor para a Educação deles!


Não quero com isto fazer um confronto entre Homem/Mulher!

Não é o que pretendo...mas gostaria de saber para quando a cooperação, interajuda (sem escolha de tarefas) e Respeito (trabalho igual, salário igual) entre Homem/Mulher!


Em poema, tento expressar o percurso feminino ao longo da História!




Feliz Dia da Mulher...para todos!


Letinha

1 comentário:

Helder Ponte disse...

Letinha,

Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

Adorei o que escreveste. Que lição tão simples e tão magistral de História! Concordo com o que dizes, e partilho contigo o sentimento de esperança de igualdade e camaradagem. Quero ainda que saibas que tens em mim (desde há longa data) um soldado que luta sem descanso pela igualdade entre o homem e a mulher.

No que respeita à divisão do trabalho doméstico, nós aqui não temos "mulher a dias", de forma que cada um contribui nas tarefas da casa, apesar de ainda haver uma certa discriminação. Tu podes ver o brilho da loiça que lavo, ou da roupa que a máquina lava, ou do chão que aspiro (tudo sem resmungar), mas não queiras tentar provar a minha culinária...(nem cozer batatas ou fritar ovos em condições consigo);

Já tinha lido o teu poema sobre a Mulher, que adorei desde a primeira vez que o li, mas hoje ao voltar à sua leitura, pensei que homenagem mais sublime podíamos oferecer. Um poema belo e de acção!

Continua, Querida Amiga!

Um Abraço fraterno,

Helder