A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

sábado, 1 de março de 2008

Avaliação de Professores?


Fala-se muito na Avaliação de Professores!

Publicam-se Despachos e Decretos-Lei sobre a forma de os Avaliar!

E...os Professores, milhares deles, revoltam-se!

Será que não querem ser Avaliados???


Nada disso!!!

Os Professores não se importam de ser Avaliados... importam-se é com forma COMO vão ser Avaliados!


1º Presença e Pontualidade no Serviço

Concordo que se cumpra o horário de forma integral....mas com condições!

Isso parte já do início...do Concurso e Colocação dos mesmos Professores...

Como pode um Professor, que vive na Covilhã, chegar a horas a uma Escola que fica na Sertã ( cerca de 170 km)?

Todos os dias enfrenta o levantar bem cedo, deixar tudo minimamente organizado em casa (filhos, marido, etc), enfrentar uma estrada (no Inverno é de noite às 6 da manhã) que pode estar interrompida ou por acidentes ou por trabalhos na via, e chegar a horas à Escola?

Antigamente, quando havia estabilidade nos Concursos e uma colocação efectiva podia ser para toda a vida, o professor fazia a sua residência no lugar os trabalhava!

Como eu!

Agora, a colocação é por 3 anos... depois arrisca-se a ser colocado noutro sítio... será que vale a pena mudar a residência?


Um professor tem família...filhos...

Mas se faltar para acompanhar um filho doente... é avaliado por isso...

Será que um Professor não pode ser pai/mãe?

Quem é que pode achar humano obrigar alguém a ter bom desempenho no trabalho, quando o seu filho se encontra doente, muitas vezes internado em Hospitais?

Mas se faltar... é Avaliado por isso!


Eu acho que não devem ser estes os parâmetros de Avaliação!

A avaliação dos Professores devia incidir na interacção com a turma, com os meninos que eles acompanham durante o ano lectivo...com a empatia que se gere numa turma...com a confiança que o professor pode angariar nos seus alunos...

Mas...

Para isso acontecer, é preciso Respeito...Respeito pelo Docente, como pessoa mais velha e com a missão de orientar e... Respeito pelos alunos, como jovens irreverentes que gostam de brincar...portanto deve-se Aprender em forma de Brincadeira!

Como interagir com uma turma onde a maioria dos alunos ofende o Docente, atira com objectos, não sabe estar sentado direito, grita e conversa como se estivesse num café ou num parque infantil?

Para quando a noção de que uma Sala de Aula é um lugar de respeito?

Para quando a Autoridade do Professor (sem medo de penalizações de carreira) dentro do recinto Escolar?


Quando recebi esta minha última turma, este meninos tinham...6 anos!

6 aninhos... vindos quase todos da pré-primária...

E logo nos primeiros dias, quando ralhei com um deles por má posição e má-educação, responde um outro:

- A Professora não pode bater... senão vai a Tribunal!

Olhei para o "pestinha" e, sorrindo, respondi:

- Quem disse que não posso?...Posso sim senhor!... E ainda bem que avisas que vou a Tribunal... assim, em vez de uma só palmada, levam uma grande sova... e depois vou a Tribunal.....mas essa sova ninguém vos a tira!

Ficaram assustados, mas entenderam que... eu não tinha medo deles!

NUNCA TIVE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NA TURMA!

E era só abrir os olhos, de cara séria, para que me obedecessem sem refilar...


PARA QUANDO O RESPEITO A UMA PROFISSÃO FUNDAMENTAL NUMA SOCIEDADE QUE SE QUER JUSTA, HUMANA, CULTA E COM VALORES?


Letinha

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