Fala-se muito na Avaliação de Professores!
Publicam-se Despachos e Decretos-Lei sobre a forma de os Avaliar!
E...os Professores, milhares deles, revoltam-se!
Será que não querem ser Avaliados???
Nada disso!!!
Os Professores não se importam de ser Avaliados... importam-se é com forma COMO vão ser Avaliados!
1º Presença e Pontualidade no Serviço
Concordo que se cumpra o horário de forma integral....mas com condições!
Isso parte já do início...do Concurso e Colocação dos mesmos Professores...
Como pode um Professor, que vive na Covilhã, chegar a horas a uma Escola que fica na Sertã ( cerca de 170 km)?
Todos os dias enfrenta o levantar bem cedo, deixar tudo minimamente organizado em casa (filhos, marido, etc), enfrentar uma estrada (no Inverno é de noite às 6 da manhã) que pode estar interrompida ou por acidentes ou por trabalhos na via, e chegar a horas à Escola?
Antigamente, quando havia estabilidade nos Concursos e uma colocação efectiva podia ser para toda a vida, o professor fazia a sua residência no lugar os trabalhava!
Como eu!
Agora, a colocação é por 3 anos... depois arrisca-se a ser colocado noutro sítio... será que vale a pena mudar a residência?
Um professor tem família...filhos...
Mas se faltar para acompanhar um filho doente... é avaliado por isso...
Será que um Professor não pode ser pai/mãe?
Quem é que pode achar humano obrigar alguém a ter bom desempenho no trabalho, quando o seu filho se encontra doente, muitas vezes internado em Hospitais?
Mas se faltar... é Avaliado por isso!
Eu acho que não devem ser estes os parâmetros de Avaliação!
A avaliação dos Professores devia incidir na interacção com a turma, com os meninos que eles acompanham durante o ano lectivo...com a empatia que se gere numa turma...com a confiança que o professor pode angariar nos seus alunos...
Mas...
Para isso acontecer, é preciso Respeito...Respeito pelo Docente, como pessoa mais velha e com a missão de orientar e... Respeito pelos alunos, como jovens irreverentes que gostam de brincar...portanto deve-se Aprender em forma de Brincadeira!
Como interagir com uma turma onde a maioria dos alunos ofende o Docente, atira com objectos, não sabe estar sentado direito, grita e conversa como se estivesse num café ou num parque infantil?
Para quando a noção de que uma Sala de Aula é um lugar de respeito?
Para quando a Autoridade do Professor (sem medo de penalizações de carreira) dentro do recinto Escolar?
Quando recebi esta minha última turma, este meninos tinham...6 anos!
6 aninhos... vindos quase todos da pré-primária...
E logo nos primeiros dias, quando ralhei com um deles por má posição e má-educação, responde um outro:
- A Professora não pode bater... senão vai a Tribunal!
Olhei para o "pestinha" e, sorrindo, respondi:
- Quem disse que não posso?...Posso sim senhor!... E ainda bem que avisas que vou a Tribunal... assim, em vez de uma só palmada, levam uma grande sova... e depois vou a Tribunal.....mas essa sova ninguém vos a tira!
Ficaram assustados, mas entenderam que... eu não tinha medo deles!
NUNCA TIVE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NA TURMA!
E era só abrir os olhos, de cara séria, para que me obedecessem sem refilar...
PARA QUANDO O RESPEITO A UMA PROFISSÃO FUNDAMENTAL NUMA SOCIEDADE QUE SE QUER JUSTA, HUMANA, CULTA E COM VALORES?
Letinha
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