A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Que País este!

Pois é!
Hoje vou criticar um pouco o (des)Governo deste País!
Como de costume, vou de manhã às compras, aquilo a que se chamam as compras do dia e que consistem em pão, jornal, alguns legumes frescos e... o café do "café"!
Quando fui à padaria buscar os meus "papossecos", conversa puxa conversa e a padeira foi-me avisando que o pão iria subir...50%!
Espantei!
Perguntei porquê e tive como resposta ser o aumento do trigo, dos combustíveis, da água...etc...etc... os causadores deste aumento!
Para mim, que até estou "classificada" como Classe Média, apesar de fazer diferença, posso suportar...mas... a maioria dos reformados deste país, que recebem uma média de 200/300€ por mês, que já se vêem aflitos para pagar à farmácia, aos transportes que os levam ao Centro de Saúde mais próximo (que deixaram de ser gratuítos, pois não há médico que assine o justificativo), a alimentação, a luz, o gás, etc, etc...como vão fazer para poderem comer...pão?
Façamos umas pequenas contas...
Cada carcaça...paposseco...aquele pãozinho que se costuma pôr na mesa ou fazer uma sandes... custa 0,15 cêntimos...ora 10 x 0,15=1,50€... que por sua vez é igual a 300$00!!!
Pois é!
300$00 por dez papossecos!
Ora, se a padeira diz que vão aumentar o pão em 50%, quer dizer que dez papossecos ficarão na "módica" quantia de...2,25€ que é igual a ...450$00...
Será possível?
Imaginemos um casal trabalhador, com 2 filhos a criar...
O ordenado mínimo neste país é...430,00€/mês...se os dois trabalharem, terão ao fim do mês qualquer coisa como 860,00€ (132.000$00 +/-)...
Renda de casa (depende da zona) .... 350,00 / 400,00€
Transporte (público)para ir trabalhar ..........150,00€
Água+Luz+Gás ..............150,00€
Alimentação...?????????
Farmácia.....?????
Se cada paposseco passar a custar 0,23 € (com o arredondamento por excesso, que nunca arredondam por defeito) e se comer 6 por dia, ao fim do mês terá gasto...41,4€=8280$00
Como vai sobreviver?????
Enquanto isto acontece para a maioria do povo português, os nossos (des)governantes pensam em TGV, aeroportos novos, estádios de futebol para as moscas, ofertas de verbas aos PALOP's, etc...etc...
Que país é este?
Onde vamos parar?
Será que estamos mesmo na Europa?
Só se for no pagamento de Impostos!
No resto...devemos estar no chamado 3º Mundo!

Vou ficar por aqui...pois há coisas que me revoltam!!!

PS. Tenho a informar que NÃO SOU COMUNISTA NEM AFECTA A QUALQUER PARTIDO DE ESQUERDA!
A ter alguma ideologia política sou...MARCELISTA!

Letinha

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Letinha

Gostei imenso da sua visão sobre o " estado da nação da boca do pobre".Gostaria de pedir-lhe permissão para colocar o seu artigo no meu espaço "africaminhamami.blospot.com" cumprindo todas as regras.Mencionar a sua autoria e o seu espaço.

Fico aguardar a sua resposta.

Desejo-lhe tudo de bom e uma óptima semana

Beijocas

Cazimar