A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Disciplina!



Disciplina


Desde há uns dias para cá, quando da visualização de um filme "amador" feito por um aluno, que se tem falado muito, escrito muito, sobre a indisciplina nas Escolas!

Pois bem, meus Amigos...

Essa situação tem vindo a aumentar de ano para ano...ninguém fez nada, comentou nada, travou coisa nenhuma!

Apenas se limitaram a criticar os professores, dizendo que eram uns incapazes de lidar com a situação... que não era bem assim... que as crianças é que sofriam as agressões dos professores... etc...etc...

Soube de vários casos em que o professor foi condenado judicialmente a pagar coimas e indeminizações, apenas por ter tentado colocar alguma disciplina e ter tentado evitar as agressões físicas e morais a que estava sujeito!

E agora espantam-se???

De quê?

Não foi este crescendo de indisciplina e de falta de autoridade do docente que esta sociedade queria?

Pois se não era desejada, tudo fizeram para que ela (indisciplina) aparecesse!

Eram os Encarregados de Educação que, sem tempo para os "rebentos" que fizeram, delegavam na Escola (como de um redil se tratasse) a segurança das suas crianças...Sim!...Segurança!...Pois o resto, inibiram a Escola de fazer!

Se uma criança desse um pontapé na canela do professor, este apenas poderia fazer...Ai!... e ficava por aí.

Podem alegar que poderia sempre...participar!

Pois...pois!

Mas a verdade é que uma participação leva a inquérito... o inquérito leva a confrontações entre as partes... as confrontações entre as partes levam a relatórios... os relatórios levam a novos inquéritos...tudo por causa de um pontapé, que poderia ter sido resolvido com...um estalo!

Quando se chega a um veredicto de toda esta situação, já a criança não se lembra por que motivo fica castigada!

Que ninguém pense num professor como "carrasco" dos meninos santinhos!

Tenho a certeza que há muitos (a maioria) dos professores que, estando mais tempo diário com as crianças, os vejam mais como seus "filhos" do que os verdadeiros pais... pois estes apenas têm tempo de cuidar (quando cuidam) da sua higiene e alimentação!

Se a sociedade deu à criança/adolescente a idéia errada de impunidade perante as atitudes tomadas, que espanto e revolta é esta agora?

Aquilo que as imagens mostram não foi excepção!

É quase a regra!

Fui professora durante 32 anos... sei do que falo!

É raro o dia que uma simples aula funciona como estava programada!

E porque os professores não se queixam?

Porque, além de serem agredidos (física e moralmente) ainda ficam de "castigo" a fazer participações, relatórios, inquéritos... e não sei mais o quê, para que, no final, o "menino" em causa seja repreendido com um "Não devias ter feito isso!"

Assim, é a mesma coisa que condenar um homicida a cama/mesa/roupa lavada à custa do Estado (que somos todos nós), com direito a TV, aquecimento central ou ar condicionado, exercícios físicos diários, etc...etc... enquanto a vítima tem direito a uma cova com sete palmos de terra em cima!

Pois é!

Que adianta um homicida ser condenado a 15 ou 20 anos de cadeia?

Ele tem a hipotese de sair...a vítima não!


E pronto!

Por hoje já deixei o meu comentário...


Letinha


Sem comentários: