A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Nascer / Morrer

Podem dizer que sou velha, antiquada, com mentalidade medieval... mas há coisas que não deviam ser mudadas...NUNCA!

Estou a falar de Vida e Morte!

Estou a falar de Nascer e Morrer!
Criou-se o hábito cómodo de nascer em Maternidades e morrer em Hospitais!
Hábito, porque hoje em dia é o que acontece, mesmo sem haver necessidade para tal!
Quando existem problemas para a saúde que o justifiquem... não há outra maneira!
Mas quando não existem...eu pergunto PORQUÊ!
Considerando que a Maternidade NÃO é doença...porque não se nasce em casa, rodeada da família?
Eu nasci em casa! Nesse tempo havia Maternidades para os casos graves de partos de risco...o que não foi, felizmente, o caso de minha mãe! Teve a presença de um médico ( o médico de família) e de uma parteira, além de toda a família que "cirandava" pela casa, à espera da minha "chegada"...Nasci no seio da Família! Não nasci num ambiente impessoal, rodeada de gente "estranha"!
Sinceramente, ninguém se lembra do seu nascimento... mas será que no subconscîente de cada um, não ficará marcada essa chegada?
Nos anos 60/70, era moda não alimentar os bebés ao peito... era muito mais "higiénico" e prático, alimentá-los com leite "artificial" e através de uma "garrafa" com latex na ponta!
Chegou-se agora à conclusão que é fundamental para a relação mãe/filho, esse período de amamentação, além dos benefícios que traz para a saúde de ambos!
Eu também fui alimentada com o leite materno!
Mas não me lembro disso... só sei que a "ligação" que eu tinha com a minha mãe era muito forte...será que teve influência aqueles períodos de tempo que ela passou falando comigo e me amamentado? O tempo que eu passei ao seu colo sentido o seu ritmo cardíaco, a sua voz e o seu cheiro?

Após uma Vida de trabalho, o nosso final tem o mesmo destino: Hospital!
Será que não nos dão a dignidade de morrer no seio da Família?
Há situações em que, por doença, se recorre aos locais onde a assistência é a melhor...mas...e os idosos? Aqueles que, no fim do seu "tempo" têm de "partir"?
Porque têm de morrer sozinhos? Porque não podem morrer, sentido que toda a Família está presente para lhe dizer "Adeus" ?
Nasce-se e morre-se no meio de estranhos, que nunca vimos na Vida, que não nos dizem nada no aspecto afectivo...
Vida / Morte!
Entrada / Saída
Duas alturas fundamentais da nossa Vida!
Duas alturas naturais da nossa evolução que deveriam ser partilhadas com quem mais amamos....
Antigamente, era assim!

Hoje, é mais "cómodo" não assistir... apenas "saber" a notícia depois do facto consumado!

Letinha

Sem comentários: