A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Somos TODOS Culpados!




Já várias vezes comentei aqui o que acho da situação actual dos idosos deste País!


E ontem fui dar com o meu marido, emocionado, a ver uma reportagem televisiva sobre a situação dos idosos (talvez, devido à idade, se estivesse a ver naquela situação).


Pois bem!

Somos TODOS culpados!

Somos culpados por nada fazer!

Somos culpados por olharmos "para o lado", dizendo que essa situação é da responsabilidade do Estado, das Famílias, das Instituições...o que não deixa de ser verdade... mas somos culpados por não EXIGIR a quem de direito, melhor tratamento e cuidados a cidadãos que, durante uma vida inteira se sacrificaram...pelos filhos, pelo seu País, pelo seu trabalho....e que no fim dos anos de vida são tratados como...animais!

Sim senhor!

ANIMAIS!

Na reportagem que se transmitiu, focava-se a situação de idosos a quem a família levava às urgências dos Hospitais portugueses, os deixava na sala de espera com os documentos no colo e... "bazavam"!

Iam de férias!

E não é um caso isolado!


Um dos problemas que os serviços hospitalares se queixava era a dificuldade de encontrar a família quando davam "alta" aos doentes.... a direcção dada era falsa!

Que raio de Humanidade é esta, quando os nossos velhos são abandonados?


Outro caso falado na dita reportagem, era a dificuldade de sobrevivência com 240€ de pensão, para quem tem de pagar os medicamentos de que precisa!

O Estado, por não poder suportar as despesas, retirou as comparticipações de medicamentos a doentes crónicos, que agora os têm de pagar quase na totalidade (poucos se mantiveram na lista dos subsidiados)...mas esse mesmo Estado tem verba para oferecer as "pílulas do dia seguinte", as "pílulas contraceptivas", e outras "pílulas", a quem se diverte e anda "na boa"... o mesmo Estado tem verba para "pagar abortos" em Clínicas privadas... o mesmo Estado tem verba para abrir "Casas de Chuto" e oferecer tratramentos de Metadona a quem não quer sair do vício...

Pois é!

Velho já não dá lucro!

Mulher jovem dá lucro se....não estiver grávida ou for mãe!

Se tiver filhos ou for a caminho de um, já é problema pois vai ter de se ausentar do serviço para cuidar do "pimpolho"!

Os doentes do vício não dão lucro, mas "mostram" à Europa como cuidamos deles...


É triste chegarmos a uma situação de ter de escolher...ou compramos os medicamentos para aliviar os sintomas da doença ou...comemos! Se pagam à farmácia, não vão ao supermercado!...Se vão ao supermercado, não vão à farmácia!


E os Lares???

Os famosos Lares da Terceira Idade, sejam da Santa Casa da Misericórdia ou particulares?


Não vou falar dos Lares Particulares, pois esses são autorizados para...ganharem dinheiro!

Mas os da Santa Casa?

A Misericórdia foi fundada pela rainha D. Leonor com o objectivo de apoiar quem não tinha como sobreviver... agora, para se ter lugar num Lar da Santa Casa, chega-se a pedir uma quota de entrada (cerca de 1500€...que os velhos não têm) ou um testamento dos bens (casas, terrenos) que os velhos ainda possam ter em seu nome... depois, só tem vaga que der mais!


E nós...olhamos!

Nós...olhamos e...desviamos o olhar!

Temos pena e...ficamos por aqui!

E esperamos pacientemente a nossa vez de ....meter pena!


Hei-de voltar a este assunto...mais tarde!


Letinha

Sem comentários: