A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Meu pai




É-me difícil descrever os meus sentimentos em relação ao Meu Pai.
A admiração, estima e amor que sinto pela sua figura de Homem e de Pai é enorme.
Deixou um trabalho escrito que mostra o filósofo escondido e o modo sereno e crítico de ver o Mundo.Cabe-me tentar pôr em palavras escritas, a imagem de um homem bom, honesto, generoso, afável com toda a gente e com um orgulho muito típico de português, que sabe ser humilde quando a situação o exige e mostrar a sua vontade férrea quando tem a consciência do que deve fazer.
Era assim o meu Pai....
Um português dos "sete costados", aventureiro e humano.
Nasceu a 15 de Março de 1927, numa aldeia do interior de Portugal... de família humilde mas honesta que viviam do trabalho duro.
Estudou em Lisboa, casou em 1952 com a mulher que o acompanha toda a vida, nas alegrias e tristezas... a minha Mãe.
Vai para Angola, a sua paixão, em 1960 e com ele vamos nós, eu e minha mãe...Não enriqueceu, não explorou ninguém nem nunca o vi deixar de ser Humano para com todos os que dele se acercavam.... Suportou em Angola toda a guerra... de 1961 a 1975... e só quando a idade e a situação não lhe permitiram fazer mais é que abandonou aquela terra linda que ele amava tanto....
Depois de reformado, ainda se dedica à escrita, deixando um vasto espólio de textos....
Morreu em 1998, com o desgosto de não mais ter voltado à terra do seu coração....
E fiquei só! ...sem aquele Homem que foi o Meu Melhor Amigo, o Meu Guia durante toda a vida.....
Hoje deixo aqui esta memória, para os amigos que se lembram dele....

1 comentário:

Helder Ponte disse...

Letinha,

Obrigado pelo post acerca do teu Pai. Li, há já algum tempo e sempre com muito interesse, o que tinhas publicado dele e acerca dele, e desde aí fiquei com uma curiosidade extraordinária de o conhecer ainda mais.

Assim, a sua fotografia que publicaste ajuda muito a ligar a pessoa à personalidade e à obra, e a mesmo a ti própria. Obrigado pela tua generosidade.

Podes crer que ainda ontem à noite, antes de ler o post no teu blog, li o seu artigo "Da Evolução Universal" que tão bem escrito nos dá uma panorâmica tão simples e tão completa da evolução da vida e da humanidade neste nosso planeta.

É curioso, pois logo a seguir havia de encontrar o teu post em que nos falas um pouco mais acerca dele.

Obrigado, querida amiga, por partilhares conosco este teu tesouro tão precioso e tão íntimo.

Um Abraço maior que o universo que nos abraça,

Helder