A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Uma surpresa!




Se há coisas que nos fazem dar por bem empregue os anos de trabalho… é o reconhecimento do nosso esforço e dedicação!

Na sexta-feira passada, fui convidada por uma colega de trabalho para ir jantar com ela a um dos restaurantes desta vila da Sertã.
Nada de especial…
Aceitei o convite sem saber o que me esperava!

Quando estacionei o carro, vejo-me rodeada por todos os meninos/as da minha turma!
Espantada, perguntei que faziam ali, àquela hora (20:30h) … e todos juntos!
“Viemos jantar consigo!” – foi a resposta.
Sinceramente…fiquei sem palavras. Eu, que nunca me calo, parecia muda!
Lá dentro, continuavam as surpresas…
Esperavam, para jantar comigo, os pais dos meus alunos….sim! Os pais, pois não era só um dos elementos que estava presente…não era só aquele pai que, como Encarregado de Educação, me costumava contactar na Escola… era o pai e a mãe de cada um ….

Estavam perto de 70 pessoas à minha espera para jantar comigo!
Como devem imaginar, a emoção encheu o meu peito. Os “meus meninos”, os “meus pestinhas” que tanto pediam para eu voltar à turma, como não conseguiam esse objectivo, tinham conseguido estar comigo…num jantar!

Ofereceram-me uma das grandes riquezas que eu vou guardar religiosamente: um DVD com as mensagens de todos eles …
Foi a melhor homenagem que alguma vez me podiam prestar!
Nem o reconhecimento pelo Presidente da República me deixaria tão satisfeita como a presença dos “meus meninos” naquele jantar!
No final de 32 anos de serviço docente, após ter levado ao 4º Ano 8 grupos de crianças, dou por bem empregue os sustos que apanhei em Luanda, nos tempos idos de 1975, para concluir a minha formação, dou por bem empregue o “sacrifício” de levantar cedo para chegar à Escola, quando muita vez apetecia ficar a dormir mais um pouquinho e dou por bem empregue, todo o carinho, atenção e ternura que durante anos dispensei aos meus alunos, muitas vezes deixando as minhas próprias filhas entregues a outras pessoas….
Deixo aqui a minha mensagem aos “meus meninos”:

Aos meus meninos…


Estive convosco três anos
Recebi-vos com Amor
Tratei-vos como meus netos
Dei-vos todo o meu Calor

Muitas vezes me zangaram
Por atitude escusada
Mas mesmo bem furiosa
Não vos trocava por nada!

Agora chegou a idade
De ir p’ra casa descansar
E para que não me esqueçam
Este livro vou deixar…

Nele vai uma mensagem
Nela podem acreditar
Para ser Alguém na Vida
Muito se tem de estudar

Não se percam no caminho
Continuem a avançar
Pois a sabedoria é o bem
Que nunca vos podem roubar!



Quando vemos as notícias sobre o Ensino neste País, dá-nos a ideia fria de um sistema fabril, em que as regras têm de ser cumpridas para segurança dos trabalhadores…Escolas com violência!...Escolas onde as agressões são o dia a dia quer dos alunos, quer dos professores… escolas onde se luta por alguns direitos…
De quem será a culpa?
A Escola não é uma empresa de lucro a curto ou médio prazo… A Escola é um local onde os Valores, o Respeito e a Sã Convivência deviam fazer parte do Currículo principal!

Que adianta termos “Doutores” em conhecimento se são “Analfabetos” de Emoções e Humanidade?

Hino da minha Escola – Música da “Cinderela” de Carlos Paião
(da minha autoria)

Quando entrámos para a Escola
Levando a sacola
Maior do que nós
Só queríamos brincadeira
Confusão… Asneira
Ouvir a nossa voz
E fomos todos crescendo
Brincando…Aprendendo
Criando Amizades
O 4º Ano acabou
Mas em nós deixou
Profundas Saudades

Refão
E então…
Terminou esta lição
Outras mais se seguirão
O estudo não pode acabar
Crescer…
É aprender a viver
Com bom senso e com saber
Vamos continuar…

1 comentário:

Helder Ponte disse...

Letinha,

Não pude deixar de comentar esta surpresa de tanto calor humano.

Que surpresa feliz; que momentos de ouro! Os teus "pestinhas" retribuiram-te em surpresa o que sempre lhes ofereceste ao longo de 32 anos!

"...
Estive convosco três anos
Recebi-vos com Amor
Tratei-vos como meus netos
Dei-vos todo o meu Calor

Muitas vezes me zangaram
Por atitude escusada
Mas mesmo bem furiosa
Não vos trocava por nada!
..."

Parabéns, querida amiga. A tua felicidade brilha em cada palavra que escreveste. Bem Hajas!

Um Abraço,

Helder