A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

terça-feira, 13 de maio de 2008

A minha mãe!



A minha Mãe!


Tenho aqui descrito alguns dos personagens que me ensinaram a caminhar na Vida...

O meu pai, homem divertido e bem disposto...

O meu avô...homem sábio, na sua sabedoria de Vida, sério, sereno e com uma paciência incrível...


A minha mãe...ah! a minha mãe...


Não concebo a palavra Alegria sem a associar à minha mãe!

Nascida no Rosmaninhal, filha de Aleixo Lobato Pina, cabo da Guarda Fiscal (chefe do Posto fronteiriço de Segura) e de Aurora Barata Pereira, senhora com uma instrução muito boa (para a época) e Valores morais excelentes.

Foi deste casal que nasceu minha mãe. Tinha um irmão mais velho que era o seu Amigo e confidente.

Criada numa vila do Interior , frequentou a Escola com a ideia de seguir os Estudos...boa aluna, aplicada, muita vontade de aprender mas... mulher!

Quando concluiu a antiga 4ª Classe, para continuar a sua Formação teria de sair da vila e ir viver para Castelo Branco. Minha avó dispôs-se a ir com ela, pois na altura, menina a viver sozinha era... bem...mal considerada!

Mas...

Meu avô não deixou... dizia que filha dele não saía de casa sem casar... que a mulher também não devia deixar o marido para ir viver em outra terra com os filhos...que se fosse para viver sozinho, ele não tinha casado!

Resultado:

Minha mãe apenas estudou até...à 4ª Classe, fez Exame com distinção e... ficou por aí!

Para que tivesse uma ocupação, meu avô deixou que frequentasse um Curso de Corte e Costura, que ela aproveitou muito bem, pois tinha mãos de fada!

Na casa era raínha... tudo o que fazia era com gosto e bem feito... uma cozinheira de "mão cheia", um gosto para decoração... uma noção de arrumação e ordem que por vezes me aborrecia pois era quase perfeccionista!

No meu Blog de Recordações em imagens, já coloquei alguns desenhos dela, e aí se percebe a perda que foi o não ter seguido Belas Artes.

Outra característica de minha mãe era... a voz!

Tinha uma voz melodiosa e clara e cantava todo o dia canções que me deliciavam.

Foi com ela que aprendi a gostar de música.

Ainda me lembro de me sentar no seu colo e pedir-lhe para cantar.

Com uma alma alegre e divertida, era a alegria da casa.

Mesmo doente e internada, era ela que animava as outras doentes com o seu espírito vivo e muito activo...

Era a minha confidente... podia contar-lhe tudo, pois escutava-me sem ralhos ou zangas...apenas conselhos e soluções.

Posso dizer sem errar que fui uma criança muito feliz, rodeada de pessoas lindas e que, acima de tudo, me ensinaram a viver com Alegria, apreciando as boas coisas da Vida.


Minha querida mãe...vou sempre precisar de ti!

Que Saudades eu tenho de ouvir a tua voz, as tuas canções e o teu riso...


1 comentário:

Helder Ponte disse...

Letinha,

Conforme escreveste, foste uma pessoa feliz e com sorte. Li atentamente as notas biográficas dos teus pais e avô, e não posso deixar de os admirar.

No fim, quando deixarmos todo este Mundo, não é a riqueza e a fama que vai conosco, mas o que resta de nós será apenas a boa memória da pessoa exemplar que fomos, do amor que sempre demos a todos, dos bons momentos que passámos juntos, dos bons princípios que passámos à geração que nos segue, e dos bons escritos que deixamos.

Tú tiveste tudo isso em abundância, por isso te acho uma pessoa com muita sorte.

Adorei a passagem "Foi com ela que aprendi a gostar de música. Ainda me lembro de me sentar no seu colo e pedir-lhe para cantar."

Continua a escrever e a partilhar conosco o que consideras precioso na tua vida.

Bem Hajas,

Um Abraço,

Helder