A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Vitória



Vitória


Nasceu em Salazar, hoje Dalantando, em 1960.

Seu nome completo era Maria Vitória Mateus Gongo, nome que nunca mais esqueci...

Não tinha pai e sua mãe, com muitos filhos para criar, mandou-a para Luanda aos 10 anos, na companhia de uma irmã mais velha, para servir como ama do bebé, a um casal jovem, de ascendência africana, que residiam no mesmo prédio que eu, na Rua Coronel Artur de Paiva, n.º 111, no mesmo andar, o 4º, e no apartamento ao lado.

Foi aí que a conheci.

Miúda esperta, com uns olhos vivos e curiosos, vestida com um kimono e calções, magra talvez pela idade de crescimento e alimentação reduzida mas de uma beleza que atraía.

Comecei a falar com ela, quando nos cruzávamos, ela embalando o menino, eu carregando os livros. Foi nestas conversas que fiquei a saber o grande desejo de aprender a ler e escrever... de frequentar a Escola... de saber mais...

Mas não podia! Tinha de tomar conta do "minino"!

Ela, uma menina também, com apenas 10 anos, e já com a responsabilidade de uma criança!

Um dia, chegando a casa com a minha mãe, encontrei a Vitória nas escadas do prédio chorando.

Tentando resolver aquela aflição, perguntei porque chorava:

-Minina, eu tem fome! Mi dói a barriga de tanto roncar!

Revolta da minha parte... solução da parte da minha mãe!

Levámos a Vitória para nossa casa e servimos-lhe um prato de sopa... conversámos... comeu parte do nosso jantar (que tinha sobrado do almoço)... e continuámos a conversar...

A partir desse dia era na minha casa que Vitória se alimentava...

A patroa, ao ver tanta familiaridade, resolveu informar a minha mãe que ela era... uma ladra! Tinha que trancar a geleira pois a Vitória roubava... comida!


Passava muito tempo em nossa casa... aprendendo. Ensinámo-la a ler e a escrever... a fazer contas (as 4 operações), mas a sua paixão era a leitura...todo o tempo disponível que tinha era para ler os livros que eu lhe emprestava...

Um dia aparece a chorar, pois a patroa ia embora e ela tinha de ir também...

Perguntámos-lhe se queria ir e ela, com os olhos chorosos disse que não...não queria mais passar fome nem queria deixar de aprender coisas novas!

Então fomos falar com a patroa... propusemos tomar conta da Vitória, pagar-lhe uma mensalidade pelo trabalho doméstico que ela pudesse fazer em nossa casa, ensinar-lhe corte e costura ("profissão" da minha mãe) e a continuar a ler e a aprender tudo o que pudesse...

E assim foi... ganhei uma "irmã" mais nova que dormia no meu quarto e que comia à nossa mesa.

Ainda pensámos em matriculá-la numa Escola mas... a Vitória "não existia"... ou seja não estava registada, não tinha documento algum...

Sem o apoio da família, era difícil fazer alguma coisa...

Mas assim como era tratada já ela estava bem contente...

A Vitória cresceu!

Esteve em minha casa de 1970 a 1975...

Tornou-se uma linda rapariga de beleza rara, corpo de sereia e alegria de gazela...

1975!

Malfadado ano que nos obrigou a abandonar o que mais gostávamos...

Quando, por via das circunstâncias, nos viemos embora, fizemos questão de lhe deixar tudo o que até então fazia parte dos nossos bens....mobiliário, electrodomésticos e até os angolares que não nos deixaram trazer...tudo descrito num documento assinado e reconhecido em notário (não sei se terá servido, pois o caos era muito).

Como chorámos, ela e nós, deste afastamento que, apesar das promessas, sabíamos ser um ADEUS para sempre...

Vitória... a nossa Vitória... por onde andará a linda menina de olhos vivos e curiosos...



Sem comentários: