A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Destino

Destino!

O que significa esse termo para os Homens?
Para uns, é o modo mais fácil de desculpar os próprios erros e acomodar-se a continuar a errar, pois encontraram um modo de parecer "inocentes":
"É o Destino!"
Para outros é o motivo que os leva a revoltarem-se constantemente, a serem inquietos, a quererem dominar e modificar tudo nas suas vidas:
"Eu faço o meu Destino!"
Afinal, o Destino não é mais que a própria Vida!
Inconstante, fatal, castigadora, alegre, jovial e que, com erros e com boas obras, com desgostos e alegrias, merece ser vivida com vontade!
Desgostos? Quem não os tem?
Mas nem tudo são desgostos:
Deus nunca dá um fardo maior do que as nossas possibilidades."
Reagir ao desgosto, à dor, é um dos primeiros trabalhos do Homem: o nascimento!
O desgosto de ser apartado da mãe, de ser cortado o elo de ligação com o conforto, a protecção... reagir à dor do nascimento, de uma saída estreita, de enfrentar o desconhecido...

Pensando assim vemos que, afinal, primeiro vem o desgosto, a dor, e só depois a alegria, a satisfação.
Todo o desgosto tem compensação em algo que não se espera!
Toda a Vida é feita de contrastes: desgosto - alegria, desespero - esperança, solidão - companhia, ódio - amor, ignorância - sabedoria...
E todos nascemos com capacidades para superar estas fases da Vida.
Primeiro vem sempre o lado negativo das coisas. Tentemos ver e alcançar o lado positivo, o lado bom.
Este será o nosso trabalho mais válido da Vida: a progressão positiva.

Pela minha experiência de Vida, que não conto por anos mas por situações vividas, esse irmão gémeo a que chamamos Destino já me ensinou tanto que já lhe perdi o medo, nem faço dele o culpado dos meus erros.
Os erros têm por missão ensinar e é com eles que aprendemos!

Muito já passei na minha Vida: infância feliz, acesso aos estudos, capacidade intelectual e bons professores.
Desta soma positiva, aprendi a suportar a guerra (por duas vezes), a doença, casamentos falhados, as más-línguas de quem não consegue se preocupar com os erros que comete e precisa criticar os outros para se sentir melhor, as injustiças...
Escorraçada da terra que me viu crescer, mal aceite na minha terra de origem, apenas resta a minha personalidade, os meus livros, a minha força e alguma inteligência para poder superar esses desgostos que, apesar de tudo, sempre tiveram o seu lado positivo.
E agora?
Agora sinto uma pausa na minha vida, como a acalmia entre duas tempestades, como o descanso entre duas batalhas, como o recuperar forças para uma nova partida do...Destino.
Boa ou má?
Não sei!

Sem comentários: