A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Passado!

Continuo a dizer que é do Passado que se constrói o Presente e se projecta o Futuro....Eu era criança, mas há coisas que não esquecem....
E não me esqueço daquelas noites de sobressalto do ano 1961!!!
Daquelas noites em que, em Luanda, o meu pai saía de casa para fazer a ronda pelas ruas, juntamente com mais civis, e nós (eu e minha mãe) ficávamos fechadas (trancadas é o termo!) em casa, no 1º andar de uma vivenda no Bairro da CAOP (alugada.... o meu pai, como grande parte da população, não era colonialista.... era colono!) e onde eu sentia a angústia da minha mãe nos abraços que me dava!Era ela que ficava com a missão de nos proteger, pois o meu pai não estava!
Também me recordo que, numa manhã, mal tinha entrado na escola (andava na 2ª classe) apareceram os nossos pais esbaforidos, aflitos, quase em pânico, carregaram connosco e.... nesse ano, nunca mais tivemos aulas!!!
Correu o boato de assalto às escolas!!! O medo dessa possibilidade fez com que os pais preferissem ensinar os filhos em casa!!!Mal sabia eu que, anos mais tarde, já adulta e a frequentar o último ano do Magistério de Luanda, essa situação se iria repetir....em 1975...só que agora, tinha um Curso para acabar e tinha de frequentar as aulas, tinha que fazer exame... se queria ter futuro na minha vida..... e lá ia eu, pelas ruas da Vila Alice, livros de baixo do braço, rezando para que nenhuma bala perdida me "encontrasse"!!!!!

Sem comentários: