A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

sábado, 12 de janeiro de 2008

Recordações de um tempo vivido!

Infelizmente, não vivi só coisas boas... também tenho recordações más.... que contribuíram para a minha "fuga" daquela terra. Não vim embora por "dá cá aquela palha"!
Vim embora quando me era impossivel resistir àquela situação e quando a minha vida e dos nossos familiares estava seriamente ameaçada!
Não foi as possíveis mudanças de governo, nem as possiveis necessidades materiais de consumo que me fizeram "fugir"!!!!
Foi o risco da nossa vida! Dos nossos familiares!!
E é bom que as pessoas saibam disso!

Em 1974/75, estava a concluir o Magistério Primário, em Luanda. A nossa Escola ficava na Vila Alice, em frente à delegação do MPLA. Iniciavam-se as nossas aulas por volta das 7h 30m....quando deixavam!!!
Neste período, muitas vezes as salas estavam ocupadas pelos camaradas que, com metralhadoras e afins, nos mandavam de volta para casa! Eu morava na Cor. Artur de Paiva, ao fundo (Av. Brasil) ficava a delegação da FNLA e nos Combatentes a da UNITA. Para ir às aulas, percorria a pé todos o trajecto...passava em frente da Liga Africana, em direcção ao Liceu Feminino, Cinema Império....Vila Alice!
Não têm conta as vezes que me atirei para o chão, tentando evitar as balas que zumbiam à minha volta! Não têm conta as vezes que apareci em casa, arranhada, com a bata suja, pelo mesmo motivo e para desespero dos familiares...
Continuei a arriscar porque estava no final de Curso....
TINHA DE CONTINUAR!
E concluí o meu curso, com Exame de Estado feito dentro de um quartel do Exército, pois já não dava para garantir as nossas vidas dentro da nossa Escola, no dia 1 de Julho de 1975.
Que experiências todos tivemos!
São todas elas que fazem parte destas nossas "Recordações de um tempo vivido"!

Letinha

Sem comentários: