A Prosa ...da Vida!

Não escrevo só poemas...
Também nem todos os textos serão meus!
Irei aqui deixar-vos percorrer textos, mensagens e vivências de Meu Pai!
Meu Pai!
Um filósofo anónimo, dos muitos que há neste Povo, e que são esquecidos, ignorados e muitas vezes humilhados por aqueles que...nada sabem!

domingo, 27 de janeiro de 2008

A Vida!

O tema que aqui desenvolvo é simplesmente a minha visão da Vida!
É a MINHA filosofia que exponho, não recorrendo aos filósofos que antes de mim e depois de mim, irão debruçar-se mais seriamente sobre este assunto.
Posso estar errada! Admito que "só sei que nada sei", mas tento utilizar a lógica e, juntamente com a"experiência" da minha vida, criaram esta minha "forma de estar"!

A Vida

Qualquer cientista, por muito esforçado que seja, nos apresenta uma noção de vida no seu aspecto científico e biológico, ignorando todo o aspecto subjectivo que ela contém.
Para ele, só encara como verdade tudo o que puder medir, experimentar, calcular, pesar, formular, etc.
Pode-se fazer isto à vida física, corporal, vegetativa. Não se podem medir sentimentos e sensações. Estas são subjectivas e inatas de cada indivíduo.
Notamos assim, por muito práticos que sejamos, não podermos esquecer que existem, afinal, três "vidas" num indivíduo:
a vida física
a vida mental
a vida espiritual
Na vida física entra em função o aspecto vegetativo de qualquer ser vivo: nascimento, crescimento, reprodução e morte.
Estas funções primárias escondem a principal actividade do indivíduo: a sua evolução mental e espiritual.
A vida mental não é vegetativa. Vive do bom ou mau estado da vida física. Podemos chamar-lhe "parasita" da vida física. Mas é rica em sentimentos, reacções, sensações e emoções que transformam a vida física em algo que vale a pena ser vivido.
Dizem que a vida mental é "imortal"!
Acredito! Pois para mim, numa questão lógica e sabendo que na Natureza "nada se perde, tudo se transforma", não seria lógico "deitar fora" experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de alguns anos (a vida física está calculada numa média de 70 anos).
A vida mental deve estar em constante evolução, mas depende do seu "hospedeiro" evoluir mais ou menos. Mas sempre evolui!
A vida espiritual, para mim, é o resultado de todas as experiências e sensações da vida mental.
É ela que forma a personalidade de um indivíduo, que "grava" no subconsciente todas as vivências passadas. Se, como é lógico, nada se perde, cada um de nós traz consigo, ao nascer, um "passado" cheio de experiências e sensações, de aptidões e aversões, de empatias e antipatias, de fobias e filias... enfim, aquilo que muitas vezes não conseguimos explicar!
Este tema é muito vasto e ainda desconhecido, pois ninguém pode medir, pesar, experimentar ou analisar, as vidas "não físicas" de um ser vivo!
Digo ser vivo porque ainda ninguém me provou que uma planta ou um animal não tenha as "outras vidas"!
Mais tarde vou continuar este tema.

Letinha

Sem comentários: